segunda-feira, 8 de junho de 2009

O pai do André

Tudo bem. Não pretendo obrigar ninguém a nada, mas se você quiser ficar minimamente por dentro do que realmente presta (e vai ficar) da literatura brasileira de nossos tempos, leia "Cine Privê", de Antonio Carlos Viana (Companhia das Letras). Ele tem uma narrativa segura, pessimista, que dói até, mas passa muito longe do panfletário modelo "cidade de deus" tão em voga ultimamente. É realmente bom. E ponto.

Go, go, go:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/2009/06/07/ult5668u102.jhtm

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vida numa construção


Quantas histórias cabem num edifício?

Eu, que moro em casa (mas casa de vila!), lembro com ternura das vidas cruzadas no prédio onde vivi minha infância, lá no Recife. Algumas imagens estão gravadas até hoje.

Uma delas: a televisão grudada no teto do quarto do vizinho do terceiro andar do edifício da frente do meu. O aparelho ficava ligado o dia inteiro e aquilo para mim (que só era liberada para ver TV em alguns poucos horários) era uma prova de que ali vivia alguém feliz. Ou pelo menos livre o suficiente para assistir televisão quando bem entendesse, possivelmente deitado na cama, com as pernas pro ar, sem nada pra fazer - exatamente como eu queria! Por sorte (e insistência dos meus pais), não era eu ali porque hoje leio quando poderia assistir novela.

Enfim, essas lembranças se reacenderam em mim enquanto lia "
O Edifício Yacubian", de Alaa Al Aswany - um retrato bem acabado do Cairo, uma cidade que experimentou um passado faraônico, uma República europeizada até chegar à metrópole caótica de hoje. Tudo isso tendo como cenário uma construção de luxo, que nos 1930 abrigou a fina estampa da sociedade egípcia, mas que com o passar dos anos não fugiu a regra dos arredores do centro e sucumbiu à decadência.

O livro me levou ao filme - e isso é uma delícia!
A resenha está em:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/2009/05/24/ult5668u96.jhtm